Soluções

Combustão de alto desempenho

Melhorias da eficiência energética de motores de combustão interna. Aqui são quantificados e analisados, dentro e fora do motor, todos os parâmetros que influenciam e definem o processo de combustão, tais como as características do injetor e do processo de injeção de combustível, do spray, das propriedades de propagação da chama do combustível e todos os parâmetros de combustão que caracterizam a sua eficiência. As análises da combustão e dos motores são realizadas utilizando-se metodologias numéricas e experimentais, tomando por base softwares comerciais para as simulações numéricas com foco no ganho de eficiência térmica e de conversão de combustível.

A unidade tem trabalhado também com praticamente todas as novas tecnologias aplicadas atualmente aos motores de combustão interna.

Tecnologias como EGR, VCR, injeção direta de combustível, injeção de água, ciclos Atkinson e Miller, efeitos da razão volumétrica de compressão, turbo alimentação, downsizing, jet ignition, entre outras. Dando suporte às estas atividades, a Unidade possui infraestrutura e competências para a inspeção e controle da qualidade de combustíveis automotivos, aditivos, HVO (diesel verde) e lubrificantes para assegurar, dentre outros fatores, melhor eficiência do motor a combustão interna além de melhoria na emissão de poluentes.

Ainda nos temas da sublinha Combustão de Alto Desempenho, a Unidade tem experiência na tecnologia de catalisadores, o que é relevante para as novas tecnologias híbridas, além do desenvolvimento de reformadores para o etanol. Destaca-se também a capacidade de análise da formação de gomas e resíduos e sua mitigação a partir de sensores e eletrônica embarcada. Por fim, a sublinha inclui ainda capacidade para o desenvolvimento de tecnologias para mapeamento em tempo real da qualidade do biocombustível, um avanço importante na categoria de híbridos Flex Fuel.

Powertrain Elétrico e Híbrido

Projeto e construção de motores e geradores elétricos de elevado desempenho, passando pelo desenvolvimento da eletrônica de potência para o seu acionamento elétrico até a etapa de especificação, controle e gestão de armazenadores de energia para melhoria da eficiência e confiabilidade.

O histórico de atuação da Unidade, dentro da sublinha eletrificação veicular, pode ser distribuído em quatro pilares: armazenadores de energia elétrica, controle de acionamentos elétricos de propulsão, conversores eletrônicos de potência e máquinas elétricas. As competências e infraestrutura da Unidade candidata em análises químicas possibilitam ainda a realização de testes de componentes de baterias e outros dispositivos eletroquímicos, em consonância com as atividades desenvolvidas na sublinha.