COMBUSTÃO DE ALTO DESEMPENHO

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Combustão de alto desempenho

Melhorias da eficiência energética de motores de combustão interna. Aqui são quantificados e analisados, dentro e fora do motor, todos os parâmetros que influenciam e definem o processo de combustão, tais como as características do injetor e do processo de injeção de combustível, do spray, das propriedades de propagação da chama do combustível e todos os parâmetros de combustão que caracterizam a sua eficiência. As análises da combustão e dos motores são realizadas utilizando-se metodologias numéricas e experimentais, tomando por base softwares comerciais para as simulações numéricas com foco no ganho de eficiência térmica e de conversão de combustível.

A unidade tem trabalhado também com praticamente todas as novas tecnologias aplicadas atualmente aos motores de combustão interna.

Tecnologias como EGR, VCR, injeção direta de combustível, injeção de água, ciclos Atkinson e Miller, efeitos da razão volumétrica de compressão, turbo alimentação, downsizing, jet ignition, entre outras. Dando suporte às estas atividades, a Unidade possui infraestrutura e competências para a inspeção e controle da qualidade de combustíveis automotivos, aditivos, HVO (diesel verde) e lubrificantes para assegurar, dentre outros fatores, melhor eficiência do motor a combustão interna além de melhoria na emissão de poluentes.

Ainda nos temas da sublinha Combustão de Alto Desempenho, a Unidade tem experiência na tecnologia de catalisadores, o que é relevante para as novas tecnologias híbridas, além do desenvolvimento de reformadores para o etanol. Destaca-se também a capacidade de análise da formação de gomas e resíduos e sua mitigação a partir de sensores e eletrônica embarcada. Por fim, a sublinha inclui ainda capacidade para o desenvolvimento de tecnologias para mapeamento em tempo real da qualidade do biocombustível, um avanço importante na categoria de híbridos Flex Fuel.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Comentários:

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *